Conceitos básicos que todo aluno deve saber antes de começar a escrever !
Antes de iniciar a produção textual é indispensável que o aluno conheça alguns conceitos. Se esses conceitos não são bem apreendidos pelo aluno acaba havendo posteriores falhas na redação.
É possível notar que esse tipo de texto ( dissertativo- argumentativo) possui uma estrutura bem clara que se organiza em uma introdução com a apresentação da tese, desenvolvimento de argumentos os quais sustentam a tese e conclusão com uma proposta de intervenção.
TESE
A tese é a sua opinião, o seu ponto de vista sobre o tema proposto. Ela pode ser apresentada por meio de declarações afirmativas ou negativas.
Porém, é importante ter em mente que a tese é um posicionamento crítico. Isso significa que você não deve se ater a ideias de senso comum. Demonstre autoria, seja crítico e reflexivo ao expor sua opinião. Mas lembre-se de que, em grande parte das provas de redação, isso deve ser feito de forma impessoal.
Independentemente do tipo de tese escolhido, deve ficar evidente o posicionamento de cada uma em relação ao tema.
ARGUMENTOS
É no desenvolvimento que é exigido de você a apresentação de argumentos para sustentar a sua tese, ou seja, a proposição que você está defendendo na redação.
Os argumentos influenciam na capacidade de convencimento do leitor de que suas ideias são válidas.
REPERTÓRIO
A Competência 2 avalia se você possui conhecimento de outras áreas para escrever o tema, ou seja, se usa o ilustríssimo repertório.
Mas não basta apenas colocar um conhecimento de outra área no texto não! É preciso usar de forma correta.
O uso de repertórios socioculturais na redação é fundamental, já que eles vão te ajudar a sustentar a discussão sobre o assunto, fortalecer seu argumento e justificar a defesa do seu ponto de vista.
Ele é avaliado na Competência 2, que analisa se o candidato entende a proposta de redação colocada e se ele aplica conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos do texto dissertativo-argumentativo.
Além disso, não é apenas usar o repertório, é preciso que ele seja produtivo. Isso significa que deve estar relacionado com a discussão que está sendo desenvolvida no seu texto. Logo, é necessário que você mostre a relevância daquele repertório para a situação abordada.
É por isso que não vale a pena simplesmente decorar citações e tentar encaixá-las a qualquer custo dentro do seu texto.
CONCLUSÃO
A conclusão é uma parte importantíssima do seu texto. E observo que muitos alunos não conseguem escrevê-la adequadamente.
Aqui, você deverá retomar o tema e em seguida apresentar as medidas de intervenção (redação Enem) .
Suas medidas não precisam resolver o problema, basta amenizá-lo enquanto respeitam os direitos humanos e sejam possíveis de serem aplicadas.
Ademais, sua proposta precisa responder as seguintes perguntas:
Ação (o que?)
Agente (quem?)
Efeito (para quê?)
Modo (como?)
Detalhamento (explicação e exemplos)
Se a sua proposta responder essas perguntas, ela provavelmente receberá os 200 pontos possíveis.
Gostou do post ? Não esqueça de compartilhar!!
Também estou : Instagram : @eduardasoltys
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCfbLRnbDklLzSf1kCUmKR_w/videos
Comentários
Postar um comentário