Modelos de introdução para o texto dissertativo-argumentativo

        Quem é meu aluno sabe que não sou fã de modelos prontos quando o assunto é redação. Contudo, vendo o anseio de muitos, resolvi selecionar alguns modelos que encontrei na web que podem ser válidos. Isso porque nem sempre a o modelo de introdução e texto nota mil, nem sempre o são. Pois é... É preciso ter cuidado com a qualidade desses textos. 

        Dito isso, desde já aconselho a fazer as alterações necessárias de acordo com a realidade de cada tema, assim como usar como um modelo que não deva ser visto como fixo, mas como alo maleável e que você não se acomode. Use apenas como base, exemplo para sua produção. Procurando entender e visualizar cada uma das partes da estrutura do parágrafo introdutório. Certo?


Modelo 01

"A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação" A afirmação, atribuída ao dramaturgo irlandês Oscar Wilde, pode ser facilmente ser aplicada ao TEMA, já que é justamente a fala de incômodo social diante dessa vicissitude que a consolida como um regresso para a nação brasileira. Nesse sentido, essa situação de indiferença tem como origem inegável a TESE. Assim, não só o ARGUMENTO 1 como também o ARGUMENTO 2 contribuem para a naturalização desse quadro problemático.

Modelo 02

Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o TEMA apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto do ARGUMENTO 1,  quanto do ARGUMENTO 2. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos , a fim do pleno funcionamento da sociedade.

Modelo 03

De acordo com Aristóteles, " A base da sociedade é a justiça". Entretanto, o contexto do Brasil no século XXI contraria-o, uma vez que o TEMA demonstra-se como uma questão de injustiça, o que desestrutura a base da sociedade brasileira. Nesse sentido, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação, que possui como causas : ARGUMENTO e ARGUMENTO 2.

Modelo 04

O filósofo francês Sartre defende que cabe ao ser humano escolher seu modo de agir, pois ele seria livre e responsável. No entanto, percebe-se a irresponsabilidade da sociedade do que concerne à questão do TEMA. Nesse sentido, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação: que possui como causas: ARGUMENTO 1 e  ARGUMENTO 2.

Modelo 05

" A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos". Essa frase, da filósofa Hanna Arendt, aponta que a importância de os direitos serem mantidos na sociedade. No entanto, no concerne à questão do TEMA, verifica-se uma lacuna na manutenção dos direitos humanos, o que configura um grave problema. Nesse contexto, torna-se evidente como causas o ARGUMENTTO 1 , bem como o ARGUMENTO 2.

Por favor, usem com moderação!!! 

Abraços!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bate-papo com Camila Tawana estudante de Engenharia Agrônoma

Prova de Redação da Urca

Repertório Sociocultural : A banalização das cirurgias plásticas na sociedade contemporânea